sexta-feira, 3 de julho de 2020

#RefleTur: O Brasil no imaginário turístico internacional

Aprofundando as reflexões do último #RefleTur, trazemos algumas inquietudes do nosso querido professor André Piva:

"O imaginário turístico internacional exclui o Brasil entre suas fantasias do ir e vir.

O Brasil na lista dos indesejáveis me leva a refletir em tema pouco explorado: “Política e Turismo”. O secretário de turismo de Pernambuco afirmou recentemente “é inadmissível o fluxo internacional de turistas no Brasil apresentar um mesmo índice ao longo dos últimos 15 anos, desde 2005: 6,5 milhões de turistas. Acontece que até antes de 2005, o fluxo era de apenas 4 milhões. Neste ano, portanto, houve um significativo salto de 60 por cento em seu fluxo turístico.

O grande Noam Chomski, lembra que o Banco Mundial, em 2016, realizou um estudo sobre a história da economia recente do Brasil: “Os dois mandatos do Lula, seguido da primeira metade do governo Dilma, representaram a ‘década dourada’ da economia brasileira, de modo que “o Brasil se tornou o mais respeitado país no período” mas que e que agora o País é visto como “um absoluto pária, um dos países mais rejeitados e ridicularizados no mundo”. O experiente jornalista Kennedy Alencar afirma: “Que tristeza, que vergonha, que tragédia fizeram com o país. O Brasil não merecia."

O imaginário turístico internacional, relativo à fantasia do ir e vir, exclui o Brasil de suas ricas e sedutoras deambulações, já que a imagem tupiniquim não para de despencar, não apenas devido ao coronavírus, já que a destruição da Amazônia é ponto icônico depreciativo, além de muitos outros reflexos da política que nos deixam perplexos, diariamente.

O nosso turismo paga a conta."

Por: André Piva (@piva_andre), Fundador do Curso de Turismo da UFPB.


SOBRE O #RefleTur:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Semanalmente trazemos reflexões feitas por professores de nossa equipe, sobre temas emergentes no Turismo, para nos fazer pensar sobre a atividade e seus desdobramentos na atualidade. Uma das intensões é que nossos leitores, a partir dessas reflexões, desenvolvam senso crítico a respeito das informações que consomem.

Uma iniciativa da Coordenação do Curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turismo + Seguro na Paraíba: DTH lança caderno de orientações para a retomada do turismo na grande João Pessoa

Professoras e professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB montaram um caderno de orientações preventivas para a retomada segura...